Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013
Líquido Amniótico


Quais são as características do líquido amniótico numa gestação normal? 

O líquido amniótico está situado dentro da bolsa das águas onde o feto está mergulhado. Numa gestação normal a quantidade de líquido amniótico aumenta progressivamente até o termo e depois do termo começa decrescer. 
Sua aparência também se modifica ao longo da gestação. Em fetos imaturos o líquido tem aspecto de urina ou água de coco, transparente sem nenhum grumo, à medida que o bebe vai amadurecendo o líquido começa apresentar grumos brancos que vão aumentando de tal forma que quando o feto está com 40 semanas o líquido pode ficar mais espesso e esbranquiçado. O líquido amniótico tem odor semelhante ao de água sanitária ou ao da secreção do ejaculado do homem.


Como é produzido o  líquido amniótico?


A bolsa amniótica normalmente forma-se a partir da segunda semana de gestação e é ela que coleciona em seu interior o líquido amniótico. Durante os primeiros quatro meses da gravidez, o líquido amniótico é produzido pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa. Depois disso, é formado também pelas excreções dos rins do bebê, que eliminam sódio e concentram a ureia, modificando assim a sua composição química. O líquido amniótico deglutido pelo feto é reabsorvido no intestino dele e chega até os rins, onde é filtrado e novamente excretado para a bolsa amniótica. O aumento do líquido amniótico durante a gestação não é somente devido à excreção urinária, mas também depende da pele, da placenta, do trato gastrointestinal, do sistema respiratório e do cordão umbilical.

 

A bolsa de água é formada por membranas que mantém o líquido amniótico durante a gestação, a perda de água pela vagina indica a ruptura nessas membranas, se isso ocorrer você não sentirá dor, apenas a sensação de que está fazendo xixi de forma desenfreada, algumas mulheres chegam a perder até meio litro de água, outras podem apenas umedecer a calcinha sem escorrer pelas pernas, a quantidade de líquido dependerá de onde a ruptura ocorreu, isso é natural e faz parte do trabalho de parto, a bolsa pode se romper no início ou no final do trabalho de parto, porém é importante avisar ao médico quando ocorrer ou quando suspeitar de que se está perdendo líquido.




Publicado por jaquelinebernardo às 14:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts Recentes

Intestino preso na gravid...

Ocitocinas

Truques para provocar o p...

É verdade que existe mais...

Grávidas devem usar sutiã...

As dores mais comuns na g...

Rachaduras nos Seios

Líquido Amniótico

Como saber se o bebê enca...

Tampão Mucoso

Arquivos

Janeiro 2013

Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds